Cobertura em telha metálica termoacústica trapezoidal 40 tipo sanduíche espessura da chapa 0,43mm, cromatizada com pintura de acabamento com primer epóxi e poliéster, cor Branco Gelo.

Cobertura em telha metálica termoacústica trapezoidal 40 tipo sanduíche espessura da chapa 0,43mm, enchimento em poliuretano 30 mm, cromatizada com pintura de acabamento com primer epóxi e poliéster, cor Branco Gelo, inclusive acessórios de fixação.

Localização: Projeto deve indicar o local onde está sendo utilizado o produto especificado.

a) Especificação dos materiais:

Sistema de cobertura em telhas compostas termoacústicas tipo forro, em perfil superior trapezoidal 40 em chapa de aço galvanizada pré-pintada, e perfil inferior em chapa lisa de aço pré-pintada, tipo sanduiche, com os seguintes componentes e características:

  • Telhas térmicas, tipo Trapezoidal, com largura útil de 980 mm, dimensões: indicadas no projeto de Arquitetura, espessura da chapa de aço mínima de 0,43 mm, com isolamento interno termoacústico de espuma rígida de poliuretano (PUR) e EPS (Poliestireno Expandido) com no mínimo 30 mm, pré-pintada, acabamento de alta resistência à base de primer epóxi e pintura em tinta poliéster na cor Branco Gelo (padrão RAL 9003), referência tipo TMTP 40 Telha Metálica Trapezoidal Termoacústica ETERNIT ou equivalente técnico;
  • Arremates (arremates de borda e espaçadores), acessórios e elementos para fixação e completa vedação do sistema (fixadores, fechamento de onda, fitas de vedação, massa de arremate, ganchos e calços) a serem fornecidos pelo mesmo fabricante da telha.

Para estrutura de sustentação das telhas ver respectivo item específico nas Especificações Técnicas de Estruturas Metálicas.

O sistema deverá ser completo, constituído por telhas, espaçadores, pingadeiras e demais elementos de arremates, isolação e acessórios de fixação e vedação necessários para o seu perfeito funcionamento. Todos os elementos deverão ser do mesmo fabricante da telha. Deverão ser fornecidos detalhes do fabricante/fornecedor.

As telhas serão de procedência conhecida e idônea, com cantos retilíneos, isentas de rachaduras, furos e amassaduras.

O armazenamento será realizado em local seco, coberto e ventilado, para se evitar o fenômeno da corrosão galvânica resultante da umidade, de preferência próximo da montagem, em área plana, com as peças na posição vertical. As telhas devem ser acomodadas sobre suportes de alturas dife­rentes, de forma a dar alguma inclinação ao fardo. Na impossibilidade, as telhas serão apoiadas sobre suportes de madeira, afastadas do piso no mínimo 15cm, espaçados de 3 m, aproximadamente, de altura variável, de modo que a pilha fique ligeiramente inclinada, com espaço suficiente para a ventilação entre as peças, de modo a evitar o contato das extremidades com o solo.

As peças de acabamento e arremate serão armazenadas com os mesmos cuidados, juntamente com as telhas. Os conjuntos de fixação serão acondicionados em caixas, etiquetadas com a indicação do tipo e quantidade e protegidas contra danos.

b) Execução / Controle:

Para o manuseio das telhas deverão ser seguidas as recomendações do fabricante.

A disposição das peças deverá obedecer ao projeto específico e aos detalhes do fabricante/fornecedor.

Deverão ser tomadas todas as medidas complementares necessárias para garantir a rigidez da fixação das peças. Antes do início da montagem das telhas, deverá ser verificada a compatibilidade da estrutura de sustentação com o projeto da cobertura. Se existirem irregularidades, serão realizados os ajustes necessários.

O assentamento das telhas será realizado cobrindo-se simultaneamente as águas opostas

do telhado, a fim de efetuar simetricamente o carregamento da estrutura de sustentação.

Serão obedecidos os recobrimentos mínimos indicados pelo fabricante, em função da inclinação do telhado. As telhas serão fixadas às estruturas de sustentação por meio de dispositivos adequados, de conformidade com as especificações do fabricante e detalhes do projeto.

O assentamento deverá ser executado no sentido oposto ao dos ventos predominantes. Os acabamentos e arremates serão executados de conformidade com as especificações do fabricante e detalhes do projeto.

c) Recebimento:

Todas as etapas do processo executivo deverão ser inspecionadas pela Fiscalização, de modo a verificar a perfeita uniformidade dos panos, o alinhamento e encaixe das telhas e beirais, bem como a fixação e vedação da cobertura.

d) Medição e Pagamento:

O preço deverá compreender todas as despesas decorrentes do fornecimento dos materiais, ferramentas e mão-de-obra necessários à colocação das telhas, incluindo acessórios, elementos de fixação e vedação, fixação na estrutura do telhado, cortes, arremates, andaimes, limpeza e demais serviços auxiliares para a perfeita instalação da cobertura.

A medição da cobertura será efetuada por m2 (metro quadrado) de cobertura executada, apropriada pela área de projeção da cobertura no plano horizontal, conforme projeto.