Piso em concreto Fck mínimo de 15Mpa, armado, espessura 10,0cm, preparo mecânico, desempenado, aditivo impermeabilizante.

Piso em concreto Fck mínimo de 15Mpa, armado, espessura 10,0cm, preparo mecânico, desempenado, aditivo impermeabilizante.

Localização: Projeto deve indicar o local onde está sendo utilizado o produto especificado.

a) Especificação dos materiais:

Piso em concreto armado, Fck mínimo 15Mpa, armadura do piso deverá ser de Ø 4,2 mm a cada 25 cm, nas duas direções, espessura 10cm, preparo mecânico, desempenado, com aditivo impermeabilizante.

O pavimento deverá ter sua área regularizada e compactada, receber lastro em pedra brita de espessura mínima de 5cm, apiloado manualmente, para posterior execução de piso em concreto fck mínimo de 15MPa, desempenado e impermeabilizado com espessura mínima de 10cm.

Deverão ser previstas juntas de construção e dilatação no máximo cada 3,00m.

Todos os materiais serão de qualidade rigorosamente em acordo com o estabelecido para os mesmos nas normas NBR 5732 e NBR 7211. Deverá ser utilizado cimento Portland comum, água doce limpa e isenta de cloro e impurezas, e areia média lavada, peneirada e seca, isenta de impurezas.

Os materiais deverão ser armazenados em local coberto, seco e ventilado, de modo a evitar quaisquer danos e condições prejudiciais.

b) Execução / Controle

Os pisos de concreto só poderão ser executados depois de perfeitamente niveladas as bases do terreno, e após a conclusão da execução das canalizações que passam ou que interferem junto ao espaço.

Antes do lançamento do concreto serão executadas “mestras” niveladoras, em concreto semelhante ao que será utilizado no lastro.

O concreto deverá ser executado mecanicamente, com betoneira convencional ou caminhão betoneira.

O lançamento do concreto será feito em faixas longitudinais, sendo o seu espalhamento executado pela passagem de réguas de madeira ou metálicas deslizando sobre as “mestras” niveladoras, retirando-se todas as cavidades formadas por bolhas de ar ou por incrustação de materiais estranhos. A superfície concretada deve ser protegida com material saturado de água, mantido molhado durante o período de cura.

Deverá ser utilizado piso em concreto polido nos locais definidos em plantas. Os trabalhos deverão ser realizados por técnicos no assunto, sendo que a execução deste tipo de piso obedecerá às etapas abaixo descritas.

Deverá ser executado um contrapiso em concreto Fck maior ou igual a 15 MPa, com brita zero e 1 com adição de impermeabilizante.

Para a perfeita cura as superfícies deverão ser molhadas durante 7 dias após a execução. O concreto, logo após lançado , antes da pega deverá ser vibrado com régua vibratória, ou desempenadeira de aço manual móvel e articulada, própria para piso polido para melhor adensamento e desaparecimento das britas do concreto, para permitir um melhor acabamento do piso, tipo liso sem aparecer os agregados, logo após este serviço e antes da pega deverá ser executado o alisamento do piso com máquina apropriada, de tal forma a acertar os níveis e acabamentos ficando o piso liso sem aparecer às britas e outros agregados do concreto.

Caso necessário deverá ser acrescentada argamassa 1:2 com cimento e areia fina para melhorar o acabamento final do piso de tal forma que fique completamente liso, mesma textura e uniforme.

Deverá ter juntas de dilatação, do tipo plástico, cor cinza, formando quadros, observando-se a modulação de eixo a eixo.

Deverá ser executado o sarrafeamento e desempenamento da superfície do concreto, acompanhando os níveis pré-estabelecidos de forma a não ocorrer empossamentos futuros.

c) Recebimento:

Todas as etapas do processo executivo deverão ser inspecionadas pela Fiscalização, de modo a verificar o perfeito alinhamento, nivelamento e uniformidade das superfícies, de conformidade com as indicações do projeto.

d) Medição e Pagamento:

Esse preço deverá compreender todas as despesas decorrentes do fornecimento dos materiais, ferramentas, equipamentos e mão-de-obra necessários à execução do contrapiso, incluindo acabamento e limpeza.

A medição será efetuada por m² (metro quadrado) de piso efetivamente executado, apurando-se a área conforme as dimensões indicadas no projeto.