Escavação e reaterro manual de solo, até 1,50 metros, para execução de tubulações hidrossanitárias.

Escavação e reaterro manual de solo, até 1,50 metros, para execução de tubulações hidrossanitárias.

Localização: Projeto deve indicar o local onde está sendo utilizado o produto especificado.

a) Especificação dos materiais:

Mão-de-obra para a escavação manual de solo, para execução de instalações hidrossanitárias. Considerado a execução até a profundidade de 1,50 metros. Incluindo o reaterro da área após a conclusão das instalações, com o uso do mesmo material da escavação.

b) Execução / Controle:

A área de trabalho deve ser previamente limpa, devendo ser retirados ou escorados, árvores, equipamentos, materiais e objetos de qualquer natureza, quando houver risco de comprometimento de sua estabilidade durante a execução do serviço.

A escavação da vala deve ser feita de forma que o entulho resultante da quebra do pavimento ou eventual base do revestimento do solo fique afastado da borda da vala, evitando com isso o seu uso indevido no envolvimento da tubulação.

O fundo da vala deve ser uniforme, devendo evitar colos e ressaltos. Para tanto deve ser utilizado areia ou material equivalente.

Antes da execução do reaterro, todas as juntas devem ser verificadas quanto à sua estanqueidade. As inspeções deverão ser feitas de preferência entre derivações.

Toda tubulação deve ser recoberta com material selecionado (isento de pedra) pelo menos até 30 cm acima da geratriz superior do tubo, e no caso das caixas de passagem 50 cm acima de cada caixa. A compactação deve ser feita em camadas sucessivas de 10 cm, sendo que, até atingir a altura o tubo a compactação deve ser feita manualmente, apenas nas laterais do mesmo.

Não deve ser feito o envolvimento dos tubos de PVC com concreto, pois estes podem sofrer rupturas e podem atingir o tubo.

Obedecer sempre o indicado no projeto, e jamais utilizar rodas de máquinas na compactação das valas.

c) Recebimento:

Todas as etapas do processo executivo deverão ser inspecionadas pela Fiscalização, de modo a verificar a execução e o acabamento, devendo estar em conformidade com o projeto. Deve-se verificar em especial a composição do preenchimento das valas, após a execução das tubulações. Deve-se verificar o resultado da instalação hidráulica antes da entrega dos serviços.

d) Medição e Pagamento:

O preço deverá compreender todas as despesas decorrentes do fornecimento dos materiais, ferramentas, equipamentos e mão-de-obra necessários a sua execução, conforme especificações e recomendações do fabricante, incluindo materiais acessórios, eventuais acabamentos, serviços auxiliares de limpeza e outros serviços complementares, bem como transporte.

A medição será efetuada por m³ escavado, incluindo eventuais acessórios.