TÁ COM DÚVIDA?

Criamos esta página para esclarecer algumas dúvidas. Tipo perguntas e respostas mais comuns. Mas se a sua dúvida não está aqui, manda pra gente, no capsula@capsula.arq.br que ficaremos felizes em responder e acrescentar ela na nossa lista.

Posso mudar o conteúdo disponibilizado no site? Ele está protegido de alguma forma por direitos autorais?

Você pode sim mudar o conteúdo, acrescentando informações que são pertinentes ao seu projeto. Nosso objetivo é auxiliar você durante o processo de elaboração de um projeto mas não temos responsabilidade sobre como você usa o nosso conteúdo em seu projeto, mesmo por que cada projeto é único. Então você pode sim mudar, retirar e acrescentar informações e características.  Você é quem faz o seu projeto. Nós só ajudamos!

Há algum custo de utilização das informações e desenhos publicados no site?

Hoje as informações e desenhos disponibilizados são totalmente gratuitos para uso em projetos. Não está liberada a simples reprodução das informações disponibilizadas em outras plataformas, apenas em projetos.

Como ficam os direitos autorais? A Capsula poderá ter algum direito autoral sobre o projeto que utilizar o seu conteúdo?

Não, nós não temos nenhum direito autoral sobre os projetos que utilizam o nosso conteúdo. Seria o mesmo que um autor de um livro querer requerer direitos de autoria sobre projetos que se baseiam tecnicamente em seu teor. Somos uma plataforma de auxílio. Nosso conteúdo está apresentado de forma genérica, sem especificações usuais como cor por exemplo, justamente por que nosso objetivo é auxiliar os profissionais.

E a responsabilidade técnica, como fica?

Assim como não há direitos autorais não há responsabilidade técnica de como o nosso conteúdo é utilizado. Projetos devem ser executado por profissionais registrados nos conselhos, seja de arquitetura ou de engenharia. Nós queremos auxiliar os profissionais mas é fundamental que à utilização esteja adequada à necessidade de cada projeto. E isso só poderá ser feito por um profissional habilitado.

Por que ter todo este trabalho com uma especificação técnica tão detalhada?

Toda a vez que você elabora um projeto, você é responsável pelo seu conteúdo. Infelizmente não temos a mão-de-obra dos sonhos, sendo que encontramos pelo caminho uma série de profissionais e empresas que não executam exatamente o que pedimos. Então, ter especificações técnicas detalhadas te ajuda a garantir que o teu projeto foi feito de modo correto e que falhas na execução não foram resultado de um projeto insuficiente. Isso se aplica de forma muito clara se você está trabalhando em licitações públicas, mas também ajuda em casos onde você fez o projeto e uma empreiteira irá fazer a execução. Pois infelizmente é comum você passar uma orientação e a pessoa simplesmente não seguir. Só que se estiver escrito detalhadamente, é uma garantia de segurança a mais para você.

Afinal, qual a diferença entre o Memorial Descritivo e a Especificação Técnica?

Esta é uma pergunta muito comum. Afinal, nos acostumamos a sempre fazer o Memorial e não uma Especificação Técnica. Isso por que para muitos a informação ficava misturada. E com isso, você acabava não tendo nem uma coisa nem outra. O Memorial Descritivo deve conter as suas definições do projeto. Por que utilizar determinada tecnologia, os conceitos do seu projeto, o por que da utilização de determinado partido arquitetônico. Já a Especificação Técnica, ela é uma como se faz de tudo o que precisa para fazer com que seu projeto vire realidade. Cada material, cada peça, deve estar identificado e explicado passo a passo. Ali estarão as orientações técnicas, quem se faz primeiro, e por aí segue. Embora poucas faculdades te orientem sobre isso, a verdade é que as normas de elaboração de projetos já contemplam estas necessidades. E quem não segue, pode acabar responsabilizado por falha técnica.

E sobre acessibilidade, não tem nada?

Calma, você não procurou direito. Embora não esteja separada nos menus, o conteúdo de acessibilidade está incluído dentro do menu de arquitetura. Isto por que a legislação não nos permite fazer projetos não acessíveis. E os detalhamentos são característicos da área da arquitetura.

E quem produz o conteúdo da Capsula?

Com certeza você pode estar se perguntando isso. Nós da Capsula somos arquitetos formados em universidades federais, e que sofremos muito quando fomos fazer o famoso “projeto completo” da vida real. Isso por que, nem fomos treinados para isso, nem tínhamos um local para consulta deste tipo de informação. O que temos na web são uma série de sites, falando de projetos legais. Mas o como fazer, o “how to do”, esse a gente nunca encontra. Depois de muito trabalho, e muita experiência em projetos privados e públicos, resolvemos divulgar esta informação, para que você possa ter mais tempo para fazer o que você mais gosta do seu projeto.